domingo, 28 de agosto de 2011

O risco da “murdoquização” da imprensa




Por Erivaldo

O ex-ministro José Dirceu publicou em seu blog nota acusando um repórter da "Veja" de ter tentado invadir seu quarto no Hotel Naoum. Fazendo-se passar por hóspede, ele teria dito a uma camareira que havia perdido a chave e solicitado, sem sucesso, que a funcionária abrisse o apartamento.

Na edição desta semana, a Veja publicou a reportagem sobre a estadia de José Dirceu no hotel citado. Segundo a revista, o ex-ministro utiliza o local para receber autoridades da República a fim de conspirar contra o governo da presidente Dilma Rousseff.

Pois bem, o desdobramento dessa historia deveria ter maior repercução, sobretudo na velha mídia. Entretanto, não foi isso que ocorre, pois o PIG dificilmente ira repercultir o episodio.

Alguns jornalistas como Noblat e Josia de Souza publicaram o episódio envolvendo a Veja, mas se limitaram a ignorar a montanha de evidências contra a Revista VEJA.

Josia foi mais longe acusando Dirceu de inverter a ordem da narrativa exposta na ocorrência policial, acrescentando acusações que não constam do documento.

Ora, mesmo que a história relatada no BO não bate com o que afirma Dirceu em seu post.
A gravidade dessa denúncia feita, não desqualificar o denuciante José Dirceu. Ainda que não tivesse mesmo havido crime, filmar ou gravar alguém sem a sua permissão já seria.

Enfim, criou-se assim uma certo corporativismo da midia, uma articulação de jornalistas contaminado por idiossincrasias, quando não por preferências quase ideológicas na tentativa de destruir reputaçãoes.












Nenhum comentário:

Postar um comentário